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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Otimização e as Vantagens da Organização dos Recursos do Parque de Telecomunicações - Parte 1

A Gestão de Custos de Telecomunicações tem como objetivo principal, garantir que as melhores técnicas e as melhores práticas sejam empregadas de forma efetiva junto a área de Telecomunicações de uma empresa.

O principal objetivo da Gestao de Custos de Telecomunicações é proporcionar a visibildade dos custos por recurso/unidade/setor/departamento/centro de custo, permitindo assim; a partir destes dados, a verificação de possíveis falhas ou erros que impliquem em prejuízo financeiro para a organização. Paralelamente ocorre o correto dimensionamento dos serviços e recursos disponibilizados para a empresa.

Iniciar a Gestao de Custos com a Otimização dos Recursos do Parque de Telecomunicações é a forma mais efetiva e inteligente de reduzir e controlar estes custos. Afinal, como reduzir e dimensionar corretamente sem saber oque existe atualmente na organização?

A Otimização do Parque de Telecomunicações poder ser iniciada da seguinte forma:

1 – Estruturação Básica dos Meios de Acesso: Resume-se em perguntar (e principalmente responder) onde e com quem estao os celulares, ramais, links de dados e demais meios de comunicação da empresa. Esta resposta poderá ser encontrada de várias formas.

1.1 Verificação de Contratos com Operadoras: Geralmente os contratos de serviços com as operadoras de telecomunicações trazem a descrição das quantidades e denominações de meios de acesso contratados. É importante entao, concentrar todos os contratos e identificar nestes os números dos meios de acesso. Outra forma seria entrar em contato com o Gerente de Contas da Operadora ou até mesmo com o Serviço de Atendimento ao Cliente e pedir um relatório de Linhas e Serviços por CNPJ.

1.2 Verificação das Faturas de Telecomunicações: Nas faturas de Telecomunicações podemos encontrar grande parte dos meios de acesso descritos, juntamente com o valor referente ao mês, porém, devido aos agrupamentos solicitados pela empresa ou denominados pela operadora, alguns meios de acesso podem não estar visíveis, desta forma, é necessário confrontar a informação da fatura de telecomunicações com os Contratos ou então com o Relatório gerado pela central de atendimento da operadora.

1.3 Relatório Interno de Meios de Acesso: Em algumas empresas onde já existe um profissional que, ou trabalha diretamente com Telecomunicações/TI ou acumula a função de conferencia ou patrimonial, é certo que deverá haver um cadastro básico dos meios de acesso contratados. Porém, mesmo com a existência deste relatório, o mesmo deverá ser confrontado com o Relatório gerado pela central de atendimento da operadora.

De posse desta lista de dados passamos para o segundo ítem que trata a correta Identificação do Recurso. Este ítem será tratado no Post a seguir.

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