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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Otimização e as Vantagens da Organização dos Recursos do Parque de Telecomunicações - Parte 3 Continuação

De posse do arquivo da operadora, devemos incluir os valores correspondentes a cada meio de acesso. Para potencializar a análise básica a seguir, é interessante incluir os valores de pelo menos 3 meses, e, para agilizar a análise, pode-se incluir os valores dos três meses anteriores ao atual.

A premissa é que, para cada meio de acesso que identificamos no Relatório de Inventário, haverá um valor correspondente no arquivo da fatura, porem isto não é verdadeiro e convém anotar valores zerados ou meios de acesso que estejam no arquivo da fatura porém não no Relatório de Inventário.

Um Relatório de Inventário, com valores mensais inclusos chama-se Relatório de Evolução de Custo de Telecomunicações.

Com este relatório sendo alimentado todos os meses é possível criar uma base histórica de todos os meios de acesso, incluindo a opção de status, ou seja, cada meio de acesso terá o status de ativo, inativo, cancelado ou demais situações que se façam necessárias para o bom entendimento do parque de telecomunicações. As linhas denominadas como “ativas” são linhas em pleno funcionamento, linhas denomidas “Inativas” são linhas que, por algum motivo não possuem funcionamento, estejam estas bloqueadas por períodos determinados, linhas roubadas ou com defeito. As linhas denomidadas canceladas são as linhas que não são mais necessárias a empresa e o pedido de cancelamento já foi formalizado junto ao fornecedor. É importante mantê-las em Inventário pois podem ocorrer cobranças residuais ou possíveis erros de Billing das operadoras, onde linhas canceladas podem ser cobradas do antigo assinante por engano.

Com o Relatório de Evolução de Custo de Telecomunicações completo, poderemos proceder com a Análise Básica de Otimização do Parque de Telecomunicações.

Esta análise deve primeiramente identificar as linhas que possuem somente a cobrança de assinatura, ou seja, nos últimos três meses o valor declarado no relatório é o mesmo. Isto indica que a linha não está sendo utilizada. Neste caso, devemos proceder da seguinte maneira: solicitar a operadora um relatório de tráfego para identificarmos se esta é uma linha que “somente recebe”. Em seguida devemos entrar em contato com a Filial, Unidade e proceder com a identificação, ou seja, verificar se esta é uma linha conhecida e o por que de não estar sendo utilizada. Com estes dois dados apurados, pode-se solicitar o cancelamento do serviço junto a operadora. Esta ação visa a redução do custo de assinaturas de linhas não utilizadas e, como este é um valor cobrado mensalmente, a redução é projetada até o final do período contábil ou financeiro conforme a empresa julgue melhor.

Para exemplificar, se encontramos uma linha da qual estava subutilizada e esta linha possuia a cobrança mensal de R$ 55,96 e, estamos no mês de Abril, teremos de computar mensalmente o valor da assinatura como uma redução projetada até o final do ano, ou seja, a empresa deixa de pagar este valor. Sendo assim, a redução projetada até Dezembro será de R$ 391,72 excluindo o mês que poderá ser pró-rata, devido ao periodo de faturamento da linha telefonica.

Continua...

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