Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Otimização e as Vantagens da Organização dos Recursos do Parque de Telecomunicações - Parte 3

Após a criação do Relatório de Inventário, conforme descrito no Post anterior, precisamos incluir ainda os valores históricos para a correta Otimização do Parque de Telecomunicações.

Todas as operadoras disponibilizam, ou por meio eletrônico (ftp, e-mail, site) ou em papel, os valores totais pagos para cada meio de acesso, bem como os custos fixos e os custos variáveis que compõe todos os ítens de faturamento, ou seja, os valores pagos para cada tipo de serviço, sejam eles ligações, assinaturas, taxas adicionais ou serviços específicos contratados para o meio de acesso.

Claro que a maneira mais fácil é obter estas informações em meio eletrônico, porém, se a empresa não conseguir contato com o Gerente de Contas ou a Central de Atendimento, vale buscar estes dados na fatura em papel, porém é com certeza a forma mais morosa de alimentar o relatório.

Em contato com o Gerente de Contas de cada operadora ou com a Central de Atendimento, pode-se solicitar o arquivo das faturas sob o CNPJ da empresa em vários formatos: PDF (é uma cópia fiel da fatura impressa, onde os dados não são manipuláveis), TXT (que pode estar separado por ponto e vírgula, ou estar em Formato Febraban, sendo assim manipuláveis), EXCEL (os dados são disponibilizados em formato de planilha do Excel).

Gostaria de abrir um parágrafo para a discussão sobre o Formato Febraban. A FEBRABAN, é uma entidade representativa do setor bancário brasileiro e tem como meta a padronização para o melhor desenvolvimento dos setores bancários com os demais setores da sociedade, visando assim a redução de riscos e aperfeiçoamento do sistema normativo da área. Desta forma, a entidade, que sentiu a necessidade de padronização de acordo também com a evolução da informática nas empresas, criou padrões que foram aceitos pelos bancos associados e consequentemente pelas empresas.

Desta forma, como os serviços de telecomunicações também passam pela esfera bancária, criou-se o Layout Febraban de Conta Eletronica de Telecomunicações, onde os principais objetivos são estabelecer layout único a nível nacional para a apresentação de valores faturados de serviços de Telecomunicações e estabelecer padrões nas informações dos conteúdos. Contudo, as operadoras possuem a possibilidade de enviar as seus clientes, o arquivo de suas contas de telefone neste formato Febraban, porém a leitura deverá ser feita de acordo com o Layout Versao “X” que está disponível no site da própria Febraban.

Claro que, para viabilizarmos isso de acordo com o proposto neste Blog deveríamos ter um “Leitor de Febraban”, que receberia o arquivo e o transformaria nas informações das quais necessitamos. Como esta não é a realidade de muitas empresas, o arquivo TXT manipulável e/ou o arquivo Excel já nos ajuda nesta tarefa.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário